SAUDAÇÃO AOS VISITANTES

Queridos e amados irmãos e amigos,

É com imensa alegria e satisfação que coloco no ar este BLOG, o qual espero que seja uma benção e dádiva de Deus para as nossas vidas, a fim de, através dele, trocarmos idéias, compartilharmos noticias do universo evangélico e secular, e ainda noticias e fotos de momentos importantes da nossa Congregação da AD em Rosa do Janga 2 e de nossa vida ministerial, além de ser este um espaço aberto para que você possa manifestar suas sugestões, suas críticas e deixar suas mensagens para mim e para os demais visitantes e blogueiros.

Em nosso BLOG,você encontrará Estudos Bíblicos, ministrados por mim e por outros grandes homens de Deus da nossa Convenção, além de músicas, humor e toda a programação da nossa Igreja.

Este BLOG também é seu. Entre e fique a vontade.

Com um forte e fraternal abraço em Cristo Jesus, do seu irmão e amigo:

HILQUIAS LOPES DOS SANTOS

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Estudo Bíblico - ENVOLVIDO OU COMPROMETIDO?

ENVOLVIDO OU COMPROMETIDO?
Texto Bíblico base: Tg. 1.22-27
Texto Bíblico complementar: Mt. 7.24-27
Autor: Ev. Hilquias Lopes dos Santos

INTRODUÇÃO:

Neste estudo, queremos, com base nos textos lidos e na vida de alguns personagens bíblicos que abaixo mencionaremos, leva-los a pensar: “Na minha relação com o Reino de Deus eu estou ENVOLVIDO ou COMPROMETIDO?”.

Após este estudo, espero faze-los ver que são criaturas, seres humanos criados a imagem e semelhança de Deus que foram postas nesse mundo para viverem uma vida de comprometimento com Deus, e não apenas de envolvimento!

Como é ruim se deparar com pessoas que acham que são quadros de pintura! Pensam que pelo simples fato de estarem na igreja, paradinhas ali no seu canto já estão decorando e trazendo vida ao lugar.

Falsidade! Deus nos chama a vida de compromisso sério com ele, uma vida de regras, mas, que são baseadas no amor! E aí vem os cristãos que muitas vezes vivem querendo de todo o coração viver esse amor, viver essa experiência maravilhosa com Deus, mas não querem compromisso... "isso cheira a empresa, obrigação... não quero ser escravo de Deus", pensam eles.

Compromisso nunca foi e jamais será escravidão nas mãos de Deus! Compromisso é comprometimento, algo em que você se engaja por livre e espontânea vontade. E uma vez engajado nesta obra maravilhosa, está automaticamente pré-disposto a se sacrificar por Cristo.

Quem diz ser cristão, ser evangélico, pentecostal, neo-pentecostal, carismático... (ou seja lá o que for) e não viver uma vida de sério comprometimento com Jesus Cristo e sua obra salvadora, faz de Deus um passatempo, uma cruzadinha, ou hobby.

Antes de adentrarmos ao estudo propriamente dito, gostaria de, apenas para ilustrar, contar a conhecida fábula secular das “GALINHAS E DOS PORCOS”:

Conta-se, há muito tempo, que numa determinada fazenda, certo dia, os animais resolveram fazer uma festa para o fazendeiro; a discussão durou horas, pois os porcos achavam que deveriam fazer a melhor festa, pois, assim, chegariam ao coração do duro e mau fazendeiro, já as galinhas, achavam que deveriam fazer qualquer coisa ou uma festa qualquer, vez que, por ser duro e mau, era isso que o fazendeiro merecia.

Após algumas horas de discussão, resolveram finalmente, que começariam os preparativos da festa pela escolha do cardápio, sendo logo apresentada a sugestão das galinhas de que fosse servido na festa ovos com bacon, o que, sem nenhuma discussão foi de pronto aceito pelos porcos.

Pensem então, nessa estória quem demonstra estar apenas ENVOLVIDO e que demonstrar estar COMPROMETIDO?

Pensou? Encontrou a resposta? Se não, vai aí mais uma dica: as galinhas apenas dariam os ovos se que isso lhe exigisse grande sacrifício, já os porcos, para que a festa viesse a acontecer daria o seu couro e conseqüentemente a sua vida. Então, quem é apenas ENVOLVIDO e que é COMPROMETIDO?

Feita esta breve reflexão, passemos, portanto ao nosso estudo:

A Bíblia Sagrada, nos traz memoráveis exemplos de homens e mulheres que na sua relação com Deus e com o seu Reino, uns foram apenas ENVOLVIDOS e outros COMPROMETIDOS, deixando para nós as lições e os resultados de tal escolhas.

Então vejamos:

1. CAIM – envolvido, ABEL – comprometido (ler Gn 4.1-4): Na visão do ENVOLVIDO Caim, como normalmente pensam os que fazem parte deste grupo, não era necessário muito esforço ou sacrifício para adorar a Deus, pois, certamente pensava ele: “Deus tem obrigação de receber a minha oferta”. Já o COMPROMETIDO como Abel, entende que na hora de ofertar é preciso estar sempre lembrado de que o nosso Deus não só atenta para oferta, mas, atenta antes para o ofertante.

2. O POVO DA TERRA – envolvido, NOÉ – Comprometido (ler Gn 6.7,8): os ENVOLVIDOS, como o povo dos dias de Noé, se deixam laçar pelas artimanhas do inimigo e se dão a achar que “isso não tem nada de mais”. Já os que vivem como o COMPROMETIDO Noé, procuram ser achados em graça aos olhos de Deus.

3. LÓ – envolvido, ABRAÃO – comprometido: (Ler Gn 13.7-9): os ENVOLVIDOS como Ló não vêem problemas nas contendas entre os seus e quando lhe são oferecidas as oportunidades das escolhas, as fazem baseadas no que os seus olhos vêem, e nunca consultam a Deus. Já os COMPROMETIDOS com o nosso pai na fé Abraão, odeiam a contenda e buscam sempre a paz e quando muitas vezes são “aparentemente” prejudicados pelas escolhas dos “Lós”, depois ficamos sabendo de que lado estava a benção de Deus.

4. OS DEZ ESPIAS-envolvidos, JOSUÉ E CALEBE-comprometidos (ler Nm 13.27-39 e 14.6-9), para os ENVOLVIDOS como os dez dos doze espias enviados por Moisés, a terra é boa, porém não é para eles pois o inimigo é sempre mais forte e mais poderoso. Já para os COMPROMETIDOS como Josué e Calebe, a terra é boa, e, embora os inimigos sejam fortes, mas, o seu Deus é maior e mais poderoso, e se Ele se agradar de nós nos dará a terra prometida.

5. GEASI - envolvido, ELIZEU – comprometido (ler 2 Rs 6.15-17), os ENVOLVIDOS como Geasi, se atemorizam sempre que são cercados pelo inimigo e não conseguem ver mais nada. Já os COMPROMETIDOS como Elizeu conseguem se manter confiantes, por terem seus olhos espirituais sempre abertos e ainda oram a Deus para abrir os olhos do “Geasis”.

6. SAUL E OS IRMÃOS DE DAVI – envolvidos, DAVI – comprometido: (ler I Sm 17.23.46), os ENVOLVIDOS como Saul e os irmão de Davi não só não têm experiências com Deus, como ora oferecem suas vestimentas que de nada servem para as batalhas de cunho espiritual, como ainda ficam irritados com plano de Deus na vida do comprometido. Já o COMPROMETIDO, enfrenta os desafios baseado nas experiências vividas ao lado do Senhor e vai para a batalha “em nome no Senhor dos Exércitos”, voltando com o troféu da vitória.

7. ORFA - envolvida, RUTE – comprometida (ler (RT 1.8-16), os ENVOLVIDOS como Orfa nas dificuldades voltam e deixam as pessoas, a obra e o Senhor. Já os COMPROMETIDOS quando a luta se torna mais renhida dizem: “O teu Deus é o meu Deus o teu povo é o meu povo” e prosseguem juntos para a vitória final, vivendo o que disse o Apóstolo Paulo “alegrai-vos com o que se alegram e chorai com os que choram. (Rm 12.15)”.

8. A MULHER DE JÓ envolvida – JÓ comprometido (ler Jô 2.8-10), os ENVOLVIDOS nas lutas não resistem a pressão e como a mulher de Jó preferem abandonar a Deus e morrer. Já os COMPROMETIDOS, suportam tudo com coragem e resignação e dizem: “ainda que ele me mate eu nele esperarei (Jó 13.15).

9. OS 31700 HOMENS REPROVADOS – envolvidos, GIDEÃO E OS 300 – comprometidos (Ler Jz 7.1-7), os ENVOLVIDOS embora, no primeiro momento, pareçam que estão dispostos e prontos para a guerra, quando colocados em provas mostram-se covardes, medrosos, e despreparados, sendo, portanto, reprovados pelo Senhor. Já os COMPROMETIDOS, embora em pequeno número, revelam-se, obedientes, dispostos e preparados, sendo, portanto aprovados pelo Senhor que nos concede a vitória por Cristo Jesus.

10. JUDAS – envolvido, PEDRO – comprometido (Ler Mt 26.75 e 27.3-5), os ENVOLVIDOS como Judas diante dos erros, o máximo que conseguem ter é remorso, ou seja, se arrependem e choram, mas não conseguem voltar atrás e buscar a ajuda do Senhor. Já os COMPROMETIDOS, diante de seus erros experimentam o arrependimento e este de forma eficaz, isto é, se arrependem, choram e voltam atrás em busca da ajuda de Deus, recebendo Dele o perdão e a completa restauração.

11. JOÃO MARCOS – envolvido, PAULO – comprometido (ler At 13.5,13; 16.37-38) – Os ENVOLVIDOS embora, de início, demonstrem um amor por missões e pelas almas, não conseguem conservar esta chama acesa diante das intempéries e agruras da viagem, preferindo abandonar o “barco” e voltar para Jerusalém. Já os COMPROMETIDOS seguem a viagem, porém, preferem não contar com o envolvido enquanto não ver nele o comprometimento com o Reino.

12. CINCO IGREJAS DA ÁSIA (Éfeso, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Laodicéia – envolvidas. DUAS IGREJAS (Esmirna e Filadélfia) – comprometidas (ler Ap. 2 e 3) os ENVOLVIDOS são aqui simbolizados pelas cinco Igrejas acima nominadas, que embora tivessem suas obras conhecidas pelo Senhor e entre elas umas até agradáveis, porém, em todas elas o Senhor encontrou algo contrário ao seu querer de Deus, e que as tornavam merecedoras de reparos para assim serem aprovadas. Já os COMPROMETIDOS, como as outras duas Igrejas – Esmirna e Filadélfia - têm suas o obras conhecidas pelo Senhor e tais obras não necessitam de nenhum reparo, estando, portanto, perfeitas e aprovadas pelo Senhor.

CONCLUSÃO

OS APENAS OUVINTES – envolvidos, OS OUVINTES E CUMPRIDORES DA PALAVRA – comprometidos. Ora, pela leitura do texto base e por todos os exemplos que acima apontamos, vemos que os ENVOLVIDOS são pessoas que muitas vezes estão na Igreja, mas, a sua participação se restringe à ações que não lhes exijam esforços maiores, são aqueles que se dizem não possuir nenhum talento especial e que Deus os chamou apenas para estarem nos bancos orando e apoiando os irmãos, não se lançam ao trabalho de forma alguma, e como dito em nossa introdução, ficam na Igreja como quadros em molduras, não opinam, não trabalham em nada e até parecem que nem fazem parte da comunidade, pois alguns até dizem presunçosamente: “eu prefiro não me envolver para não ter, nem criar problemas”. Esquecem-se estes tais, que Deus nos chamou para sermos membros do seu corpo e que Ele não aceita membros inertes, e mais, que Ele nos chamou para sermos ramos, mas, ramos que frutificam, caso contrário Ele corta e lança no fogo, (Jo15.1-2). Já os COMPROMETIDOS, são aquele que, ao contrário dos envolvidos, se entregam e se dão sem reservas à obra, às pessoas e à Deus, por saber que Aquele que deu a sua vida por eles é merecedor de todo o seu esforço e vigor para o cumprimento de seu projeto na vida dos homens. Os COMPROMETIDOS são, na verdade, aqueles que como o Apóstolo Paulo, reconhecem e sabem que “não têm a sua vida por preciosa”(At 20.24), e testificam que “não mais vivem eles, mas Cristo vivem neles” (Gl 2.20).

Assim amados, estamos vivendo as últimas horas da Igreja na terra, e o nosso Deus virá em breve buscar um povo que durante o tempo em que esteve nesta dimensão terrena escolheu o lado dos COMPROMETIDOS, ou seja, aqueles que como seu Filho, preferiram abrir mão dos prazeres efêmeros e passageiros deste mundo, como agem os envolvidos, para, após todo sofrimento daqui, estar com Ele e na eternidade à gozar das gorduras e das doçuras que nos esperam nas mansões celestiais.

Amém.

2 comentários:

  1. parabens, meu amigo muiot bom este sermão envolvido,DEUS o abençoe e estar de parabens tbem pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pr.Hilquias!

    Mensagem muito boa, que toca mesmo. Como gostaria que muitos a lessem. É uma chamada que nos deixa a pensar.

    Quero está comprometida, pois está a vontade do Senhor nosso Salvador, e a minha tambem!

    ResponderExcluir